Saúde: Consumo de leite reduz risco de doenças cardíacas



Escrito por clara
Quarta, 22 Dezembro 2010 09:44

Beber três copos de leite por dia pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Os dados estão contidos numa pesquisa especializada norte-americana, intitulada American Journal of Clinical Nutrition, que avança na sua edição recente que a probabilidade é de até 18 por cento.
Sabita Soedamah-Muthu, do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Wageningen, na Holanda, conduziu a pesquisa com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Ela analisou cerca de cinco mil estudos sobre o mesmo tema feitos na Europa, Estados Unidos e Japão durante um ano e meio e concluiu que o leite é realmente benéfico para a saúde do coração.
“Havia resultados muito contraditórios sobre a relação do consumo de leite com a saúde nos estudos. Às vezes concluía-se que há uma relação benéfica, às vezes maléfica e outras vezes, nenhuma”, disse a professora.
Os resultados de várias das pesquisas analisadas foi combinado, utilizando a quantidade de leite consumida diariamente por cada indivíduo.
Numa análise final dos números, Soedamah-Muthu percebeu que um copo de leite ao dia parece ter relação com uma redução de seis por cento no risco de doenças cardiovasculares.
“Conseguimos demonstrar os efeitos positivos de consumir até três copos por dia, quando o risco de problemas no coração fica 18 porcento menor”, disse.
Segundo a pesquisadora, não foi encontrada nenhuma relação entre o consumo de leite integral ou desnatado e o aumento do risco de doenças cardíacas, enfarte ou mortalidade.
Comentar
- Os comentários publicados no “site” são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
- Ao comentar declara que todos os conteúdos por si enviados não infringem direito de terceiros e assume ser o único e exclusivo responsável por eventual prejuízo causado a terceiros.
- O conteúdos dos comentários não exprimem de forma alguma a opinião do Zambézia Online e muito menos a manutenção de tais conteúdos no “site” poderá ser considerada como uma concordância do Zambézia Online com relação a tais conteúdos.